11/06/25
A professora explicou como a saúde surgiu e passou um filme sobre o assunto. Bom, ela pediu para fazermos uma linha do tempo referente ao assunto então vamos lá.
- 1500-1808: Período Colonial-Saúde como ato de caridade.
Nessa época o Brasil ainda era colônia, então não tínhamos uma estrutura adequada , ou seja,sem saúde, toda a saúde era baseado em crenças religiosas e conhecimento dos indígenas e africanos, quem dava essa assistência eram pessoas religiosas como os jesuítas, e era voltada para os pobres e escravos.Quanto ao local as santas casas de misericórdia serviam como hospitais, e os médicos eram europeus.
- 1808-1889:Período imperial-Inicio da saúde pública oficial.
Um marco histórico com a chegada da família real portuguesa, que trouxe reformas e urbanização para o país, se criaram controles sanitários principalmente no Rio de Janeiro na época capital.o que marcou foi a criação das primeiras escolas médicas em Salvador (1808), e Rio de Janeiro (1832), As ações sanitárias para o controle de epidemias como:cólera, febre amarelo e varíola, fundaram instituições públicas de saude mas visando a elite , todas essas ações para controlar a sociedade e a economia do império, sem foco na população em si.
- 1889-1930:República velha-Saneamento e controle de epidemias.
Já República as cidades do Brasil cresciam sem planejamento gerando ambientes sujos , perfeitos para epidemias, a elite apoiava a higienização social autoritária, causando descontentamento da população. Nessa época criaram o instituto sototerapico Oswaldo Cruz , em 1900.O Oswaldo Cruz fez campanhas para combater a febre amarelo, peste bubônica e varíola, porém essas campanhas eram violentas e por isso em 1904 ouve a revolta da vacina , a população mal informada sofreu violência imposta pelo governo, quanto a vacinação.
- 1930-1964:Era Vargas e pós- guerra - saúde como direito do trabalhador.
Getúlio Vargas vira presidente, cria o estado de bem-estar social e as ideias trabalhistas.Foram criadas o instituto de previdência social(IAPs), que ofereciam assistência médica aos trabalhadores formais,em 1953 criou-se o ministério da saúde masco foco ainda nas campanhas e hospitais ,só quem podia ter saúde na época eram trabalhadores fichados, sendo assim, a maioria da população ficando precária.
- 1964-1985:Ditadura militar-sistema fragmentado e hospitalocêntrico.
Durante a época militar houve crescimento econômico e expansão urbana, mas com grande desigualdade social, e a saúde continuava atrelada a previdência. Criou-se o INAMPS(Instituto Nacional de Assistência Social), se expandiu os hospitais terceirizados ou privados, foco principalmente no lucro , e ouve crescimento no movimento sanitários liderados por profissionais e intelectuais da saúde ,que defendiam a saúde para todos.
- 1988:Costituição Cidadã-Saude como direito universal.
Redemocratização do Brasil, nova constituição criada em 1988 que incorpora os movimentos de reforma sanitária.A saúde se tornou um direito e dever do estado, criaram o SUS (Sistema Único de Saude), com princípios de universalidade, equidade e integralidade, saude de graça para toda população brasileira.
- 1990-hoje:Consolidação do SUS e novos desafios.
Após a criação do SUS, o sistema é implementado em todo o país,com foco em promoção, prevenção e participação popular a saúde. Criaram as leis 8.080 e 8.142 que regulamentação o SUS, programas também como : PSF/Estratégia saúde da família 1994, Samu/2003,Mais médicos/2013 , atuação essencial na pandemia de covid 19 /2020-2022,vacinação, testes, internações e vigilância. Os desafios de hoje são o subfinanciamento crônico, desigualdade regional no acesso ,pressão da iniciativa privada sobre o sistema público.
Referência
http://www.funasa.gov.br/cronologia-historica-da-saude-publica
Comentários
Postar um comentário